A Importância de se Chamar Português: José Liberato Freire de Carvalho na Direcção do “Investigador Português em Inglaterra”, 1814-1819

Em “O INVESTIGADOR PORTUGUÊS EM INGLATERRA”, jornal literário e político editado entre junho de 1811 e fevereiro de 1819, ao abrigo da liberdade de imprensa vigente em Inglaterra, divulgou e participou no debate político em torno de uma corrente de pensamento, moderada e reformista, que entendia os despotismos, reais ou revolucionários, como algo a evitar. …

A Importância de se Chamar Português: José Liberato Freire de Carvalho na Direcção do “Investigador Português em Inglaterra”, 1814-1819 Read More »

Palavras Soletradas

O conjunto destes textos escritos pelo Nuno Maia e coligidos em livro sob o nome de Palavras Soletradas, é a forma atenta e aprazível com que o autor partilha a sua vida com o leitor. São textos escritos ao longo dos últimos vinte anos, momento da sua vida mais propício para a reflexão e mais …

Palavras Soletradas Read More »

O Saber Médico do Povo

Este livro descreve a cultura e as práticas do cuidado do corpo e da saúde de uma população rural de Trás-os-Montes (concelho de Alfândega da Fé) integrando-a no contexto que lhe dá significado. Ao descrever estes factos a autora interroga-se sobre a relação entre a cultura biomédica e a cultura local, bem como sobre os …

O Saber Médico do Povo Read More »

Este Levíssimo Quotidiano

A colectânea de contos que aqui se apresenta, intitulada Este Levíssimo Quotidiano, esforça-se por obedecer ao programa do seu título: ou seja, preencher o universo ficcional com narrativas resultantes quer da observação directa da vida, quer do universo memorial e autobiográfico do autor. Não é um livro que tenha a preocupação de demonstrar uma tese …

Este Levíssimo Quotidiano Read More »

Crónicas da Aldeia, ou talvez não.

Teresa Tronjo, nesta coletânea de crónicas, vindas, agora, à luz pública, dá-nos a conhecer Avelanoso, na sua interface com as dimensões socioculturais, que as gerações presentes já não conheceram. É nesse cenário, agreste e idílico, onde “Era tão fácil ser feliz”, que recorda “momentos descontraídos de pura alegria”, “Histórias que cada um carregava na alma”, …

Crónicas da Aldeia, ou talvez não. Read More »

Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno

Rituais são práticas estabelecidas por tradições, repetidas ciclicamente num deter­minado espaço por um grupo social ou comunidade. Executam-se com fins superio­res, simbolicamente representados por sinais, objetos, gestos e palavras. Rituais de iniciação, de passagem, de fertilidade… de cunho sagrado, executados pelos jovens iniciados das festividades de inverno que, no seu tempo original e a julgar …

Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno Read More »

CÔA: o Rio que nos Une – Catálogo da Exposição Fotográfica

Esta obra é o Catálogo da Exposição Fotográfica de Jorge Abreu Vale: Côa: O rio que nos une. Possui 55 fotografias, que percorrem as freguesias ribeirinhas do Rio Côa, desde a nascente à foz. Além disso, possui um enquadramento histórico pelo Dr. José Ignacio Martín Benito, do Centro de Estudos Mirobrigenses, e um enquadramento geográfico …

CÔA: o Rio que nos Une – Catálogo da Exposição Fotográfica Read More »

Ricardo Jorge, a Saúde Pública e as perversões do municipalismo

O autor começa por nos apresentar o momento em que Ricardo Jorge tem a sua hégira do Porto por aí não ter possibilidade, dentro organização do Partido Médico Municipal, de combater a peste bubónica. Inicia, por isso, uma brilhante carreira como Inspetor e Diretor de Saúde, que o levará a defender mudanças na organização dos …

Ricardo Jorge, a Saúde Pública e as perversões do municipalismo Read More »

X