Efémera Glória d’El Rey sem Trono – A História Atribulada do Tratado de Babe

A Peça de Teatro, EFÉMERA GLÓRIA D’EL REY SEM TRONO de autoria de António Afonso, é uma ficção dramática, assentando em factos históricos verídicos, que se desenvolve a partir da pretensão do Duque de Lencastre, John of Gaunt ao trono de Castela e Leão, em que D. João I de Portugal se vê envolvido, enquanto aliado de Inglaterra, por tratados antes celebrados.
Intitulando-se já como Rei de Castela e Leão, como consta do texto do próprio Tratado de Babe, o nobre inglês abdicava de qualquer direito que no futuro viesse a ter sobre a Coroa de Portugal.
Sem efeitos políticos dignos de nota, mas por fazerem parte da história local, não poderão ser, os factos, desvalorizados ou ignorados.
Através do seu processo criativo e baseado em factos reais, a ficção transporta-nos no tempo e torna-se fisicamente presente, como ferramenta da nossa memória colectiva.
Sendo ainda a ficção, um género literário complementar ao nosso imaginário, é a Arte Cénica um veículo da mesma por excelência, tornando-a em nosso entender, culturalmente legítima.

X